quarta-feira, 30 de junho de 2010

O espojinho no divã



Por razões que nada acrescentariam para a razão, o espojinho tem-se remetido a um período de reflexão.
Talvez por causa do calor.
Talvez por estar apreensivo com os alertas - por causa do frio, do vento, da chuva, dos pólen(s), dos raio ultra violeta e agora, por causa do calor, dos raios de calor, do perigo de incêndios - talvez…
Talvez porque Portugal perdeu e o nosso cristianinho já é chamado de embuste na imprensa internacional.
Talvez porque cada vez menos suporte a cândida figura- por aqui dizemos fronha - dos que nos lixam, dos que apoiam os que nos lixam e os que dizem que é insustentável o que eles próprios criaram de insustentável.
Talvez porque o espojinho, porque é mesmo um espojinho e percorre diversos temas, diversas latitudes, passa por Évora, parte em viagem, enreda-se por vezes em melancólicas ternuras e em outras em insuportáveis azedumes, talvez, dizia, esteja a precisar de momentos de menor intensidade e de percorrer a planície com a calma que a «calma» impõe.
Talvez porque se interrogue sobre a importância da sua própria existência ou mesmo da razão para tal.
Talvez.
Talvez porque ele é mais uma razão para quem o escreve do que para quem o lê.
Talvez.
Veremos.

domingo, 27 de junho de 2010

Tanto ruído



Tanta vuvuzela, tanto futebol, tanto ruído, tanta crise,
Tanta insistência na velha, desgarrada, desbotada e insultuosa ideia da treta que consiste na tirada: Isto está mal, os nossos governantes não prestam… mas não há alternativa.
Então comam do mesmo mas não me venham depois falar de azias.
Eu por mim, de há muito que por aí não vou.
Aliás, nunca percorri tal caminho porque desde que me senti com forças para andar e me foi dada a possibilidade de subir ao monte (lembrando Manuel da Fonseca), sempre escolhi o caminho da esperança e sempre acreditei e acredito que está nas nossas mãos a possibilidade de um mundo justo e fraterno.
Porque hoje é domingo e a semana que findou foi difícil, muito difícil, este texto é… leve.
Coisas de domingo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Eu tenho um sonho.



E quero partilhá-lo convosco.
E nesse sonho, o povo, num processo primeiro de tomada de consciência de si, decide homenagear Saramago de forma efectiva e plena.
Aos adeuses sentidos, às comoções sinceras, à rebusca das suas obras, às afirmações de vontades de dar continuidade às lutas, o povo, essa figura concreta de gente livre, assume nas suas mãos as rédeas do seu destino e age.
E começa um novo ano com uma atitude com tanto de épico como de ético.
Derrota Cavaco Silva nas presidenciais e permite a sua excelência que possa honrar os compromissos com… a sua família.
É um sonho…
E como tantos outros, está nas nossas mãos a possibilidade concreta de o concretizar.
Ai, se assim fosse…eu correria os jardins de Lisboa a colocar flores sobre todas as pedras…

domingo, 20 de junho de 2010

Uma espécie de fábula



Num lugar muito recôndito, numa enorme clareira aberta no coração de uma densa selva viviam dois homens.
Um, mau como as cobras - coitadas destas que nem elas lhe escapavam -e o outro, um homem bom.
O homem mau julgava-se o senhor da clareira. Coelhos, cordeiros e todo o tipo de alimento que por ali passasse, garantidamente que não escapava ao seu cajado ou flecha. Conta-se mesmo que chegou a matar um cordeiro que depois abandonou sem ser capaz de comer pois estava farto.
O homem bom, ia subsistindo, comendo bagas, cogumelos, por vezes uns ovos.
Como será fácil de supor, o homem mau não gostava nada do homem bom e este, cansado de tanta diatribe e mázura, resolveu ir viver para outra clareira.
Aqui, chegavam noticias trazidas por pássaros falantes, amigos do homem bom, de que o homem mau, agora em novas e ainda mais importantes funções, era cada vez mais mau.
Havia já em marcha uma revolta na selva.
Os pássaros falantes avisaram mesmo o homem bom de que alguma coisa má ia acontecer ao homem mau.
O homem bom, porque era bom, resolveu ir à clareira de onde tinha saído para ver se convencia o homem mau a mudar de atitudes e avisá-lo de que se não o fizesse, corria sérios riscos.
Ao chegar à clareira onde agora só já vivi o homem mau, julgou que os seus passos tinham sido em vão, a revolta estava em marcha.
Encostado contra o tronco de uma enorme arvore, o homem mau comprimia-se, lívido e acagaçado, enquanto avançava sobre si toda a espécie de animais da selva.
Mesmo assim, perante um cenário tão real e ameaçador, porque por ser bom é também corajoso, o homem bom aproximou-se, abriu os braços e gritou e num ápice todos os animais fugiram.
Intrigou-se, pois sabia da ferocidade de muitos daqueles animais e perguntou aos pássaros falantes se eles lhe sabiam explicar a razão para tal comportamento e estes também intrigados perguntaram-lhe:
Não sabes???
Não.
Nunca te apercebeste do teu tamanho???
Não. Nunca liguei, trato todos por igual.
Pois fica sabendo que os animais fugiram por força do teu tamanho. Os homens bons são enormes e os maus, pequeninos, muito pequeninos.
Disseram-lhe também os pássaros falantes, dias depois, que o homem mau tinha partido para uma ilha, ao largo da costa e que de lá só chegavam os seus murmúrios.
Contam também que no caminho feito pelo homem mau, não passa agora nenhum animal da selva, tal o fedor que lá ficou impregnado.

Coisas leves de domingo ou ... nem tanto.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESTAR PRESENTE



Vais estar presente.
Pelo muito que tenho ainda para ler e até mesmo leituras para repetir.
Por isso, vais estar por aqui .
Assim preencheremos (porque muitos outros também o farão) aquele teu espaço de dúvida e de uma certa angustia que manifestaste quando expressavas não o medo da morte, mas uma certa intranquilidade sobre o deixar de estar
Já não tens oportunidade de o saber, mas soubeste-o.
Conheço mais a obra do que o homem e com este manifestei, algumas vezes discordâncias. Pode parecer por isso desajustado este «tu» que estou a usar, mais apropriado a quem é «próximo».
Mas não é.
Porque essa proximidade, não é a proximidade dos homens, mas sim a proximidade das suas ideias, das partilhas e dos espaços éticos de convivência.
Com as devidas distâncias, pela dimensão.
Mas por mais paradoxo que possa parecer.
Tive primeiro acesso ao homem do que à sua obra.
Na terra do levantado do chão.
No Centro de Trabalho do PCP, quando numa noite, lá entrou, folheou panfletos e comprou autocolantes

PONTES



O PS, a quem se juntou ruidosa e alegremente toda a restante direita, pretende meter ao bolso alguns feriados.
Julgo que esta iniciativa se integra em mais uma acção directa.
E vale tudo. Agitar a bandeira da produtividade, quantificar as perdas por cada dia de trabalho, mistificar refrescantes e luxuosas pontes.
No meio deste coro de aprovação da direita, ressalto as afirmações de um senhor deputado do PSD, prestadas e transmitidas pela RTP no seu serviço noticioso da tarde de hoje, que se traduzem em afirmar que: «todas as medidas que contribuam para o aumento da produtividade merecem o apoio do PSD», assim…, sem mais nem menos. Não nos espantará por isso que este mesmo coro de direita em uníssono venha defender e aplaudir, outras medias, tais como - e espero não me arrepender pela sugestão - que se regresse à jornada de trabalho de sol a sol, que só se mantenha o domingo como dia de descanso ou que por e simplesmente se acabe com o direito a férias - esse desperdício.
Para já, só mexem em alguns feriados. Para já…
Mas é legítimo supor que pretenderão que festejemos a 24 o que a 24 não queremos comemorar, mas sim repudiar e que a 2 ou 3 se comemore o que a 1 em todo o mundo (em alguns sítios com grande sacrifício e heroicidade) se comemora.
Tal como supomos não terem coragem para retirar o direito ao descanso ao domingo, não a terão certamente para comemorar o Natal a 26 ou 27 de Dezembro - porque aqui vale-nos deus.
Falam os senhores ilustres deputados desta ilustre grande maioria (PS/PSD/CDS) que são imorais algumas pontes.
Só se falam com base na sua própria experiência, porque os trabalhadores portugueses, se querem um fim de semana prolongado, o fazem à custa das suas férias. Férias que são um direito seu e que naquele dia, ou noutro qualquer têm direito a gozar.
Os pilares das pontes que os senhores ilustres falam, são direitos dos trabalhadores.
Mas há poucos dias, sem qualquer explicação, em plena «crise» e em violação do direito de consciência de muitos, decretou o governo um fartote de «tolerâncias de ponto».
Quanto custou ao país este arremesso de mau pecador? Não teve efeitos na produtividade.
E quando, para tentar calar o descontentamento, oferecia dias de férias aos trabalhadores da administração pública (por idade, por antiguidade), quando estava obrigado sim, mas era a proceder a actualizações salariais?
Quanto custam?
Vem tirá-los agora?
Desta gente espera-se tudo - de mau.
Porque não têm vergonha para meter assim ao bolso. Descarada e publicamente.
Mas nenhuma vergonha mesmo.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Crise e Europa


(toda a Europa e não só a UE)

Confesso um certo cansaço na abordagem da crise.
Parece que tudo já foi dito e explicado e que tudo é perceptível por todos.
Parece.
Mas assim não é de facto, porque se o fosse não seriam possíveis os resultados que as sondagens atribuem a Passos Coelho e ao PSD.
Como é possível a este, que ainda por cima preconiza o que de mais velho e esfarrapado foi feito e que contribuiu para a situação em que nos encontramos, granjear da simpatia da maioria dos inquiridos?
Tal só é possível à luz de uma realidade bem mais grave que por diversas vezes tenho abordado por aqui e que se associa a uma quebra ou mesmo perda de valores, de energia e de vontade de agir, em suma, por força de um crescente processo de alienação.
Mas não é um processo que ocorra em exclusivo em Portugal.
Indicadores de igual ou maior gravidade vão surgindo com origem nos mais diversificados pontos desta Europa desenhada.
Da Holanda em que nos falam do crescimento eleitoral de um partido xenófobo, da Bélgica que muitos analistas consideram estar em vias de extinção, de Espanha que se prepara para regressar ao PP, de Itália onde é legítimo perguntar se ainda há significado para democracia, da Hungria, da Eslováquia, da República Checa e…
Existe uma União Europeia ou só já subsiste a sua ideia, ou melhor que ideia vingou no processo de construção europeia seguido?
Vinte e sete países, um número maior de povos, 23 línguas (oficiais) e dezenas de dialectos, várias moedas, 374 milhões de cidadãos … não acharão ainda os burocratas europeus que forçaram unicidade onde deveriam ter estimulado a convivência harmoniosa da diversidade?
Nesta Europa de 27, só Portugal; Espanha e Grécia têm Governos assentes em maiorias (relativas) de partidos socialistas (e que socialistas são, sabemo-lo por triste e dura experiência própria), mas de qualquer forma não deixa de ser um indicador do rumo em curso.
Será por caso que são precisamente estes os países que têm estado na berlinda por força da crise?
Garantidamente não estamos a construir a Europa dos povos e esta crise criada pode ser só o principio do seu fim.
Terá alguém no velório?

domingo, 13 de junho de 2010

Noivas de St.º António



Não sei se por influência ( e se assim foi, só por associação de ideias como é óbvio) da carga simbólica do dia, principalmente as manias casamenteiras do seu santo patrono, dou comigo a pensar sobre alguns pares interessantes da cena política actual.
E assim surgem-me:
Sócrates e Coelho e por consequencia a política de austeridade de cortes salariais e de aumento de impostos.
Mário Soares e Fernando Nobre (vá-se lá saber porquê!!!).
Vasco Prurido Valente e Cavaco Silva. Para se perceber é preciso ler a croniqueta que o primeiro hoje esborrata no público.
Cavaco Silva e Bagão Félix por causa da posição do primeiro, sobre casamentos.
Francisco Louçã e Manuel Alegre e uma alegre esquerda que se cansa de o proclamar e tarda em o confirmar.
Um tal de Brito e de novo Manuel Alegre. Serodios amores?
Coisas leves…de domingo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ah Camões, grande Camões…



A propósito da pesada insustentabilidade de que falou hoje sua excelência e pensando no peso da sua própria insustentabilidade, considero que insustentável é verificar que os responsáveis pela crise, aqueles que tomaram e tomam medidas nas quais ela assenta, aqueles que dela beneficiam e aqueles que a projectam para os seus já confessáveis fins, continuam descaradamente a perorar sobre ela e a ofender as suas vitimas.
Insustentável é constatar a hipocrisia de falar em diminuição de remunerações dos detentores de cargos políticos ao mesmo tempo que aumentam o valor das ajudas de custo, de representação e outras manigâncias.
Insustentável é ver que os culpados são medalhados neste dia nosso e de Camões.
Insustentável é este cheiro a naftalina, este desfilar constante de canalhas que de Portugal só gostam da possibilidade crescente de explorar para enriquecer desumanamente.
Insustentável é verificar que cada vez mais ajoelhamos quando nos devíamos erguer e tratamos por excelência aqueles que deviam ser tratados com desprezo.
Insustentável é sim sr. presidente.
Neste 10 de Junho, resguardo-me na ideia de que tu Camões, tu que resististe ao teu tempo e aos tempos de depois, resististes aos liceus e aos tecnocratas da língua, aos que procuraram transformar a tua épica poesia, em coisa de métricas e sílabas … sim resguardo-me na ideia de que tu sejas capaz de os mandar com eloquência para o sítio de onde eles são.
De Portugal, não são.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O espelho quebrado da Srª Merkel



Circula por aí, ou mais apropriadamente por aqui, já que o meio difusor é a net, um vídeo onde aparece Sócrates a mascar a língua inglesa - naquele seu jeito para línguas no qual no espanhol é expoente - e enquanto isso, ou seja enquanto ele masca, uma plateia de ilustres senhores da europa - de onde se destaca a Sr.ª Merkel - riem, por isso, à bandeirada.
A quem se dá ao ridículo não se reza pela alma, poderá passar a dizer-se, no entanto, de que se riem os comparsas dele?
Saberão porventura falar a língua de Camões?
Eu estou-me borrifando para as tristes figuras de Sócrates, agora não sou imune ao desrespeito pelo meu país e pela sua cultura.
E a risota pegada destes senhores é um acto de desrespeito.
Fale a língua de Camões Sr. Primeiro Ministro, respeite-a e exija que a respeitem.
Assim como é um desrespeito, grosseiro e agressivo, a Sr-ª Merkel descaradamente sugerir / ditar regras a países soberanos, aconselhando-os a tomarem determinadas medidas e afirmando que as que tomou para o seu país deviam constituir-se como exemplo a seguir.
Que cuide a Sr.ª Merkel mas é dos exemplos que o povo do seu país parece demonstrar querer seguir e que apontam para lhe dar por terminado o reinado.
O espelho da Sr.ª Merkel está partido - também pudera - e por isso ela não se enxerga e só vê o ridículo dos outros.
Para além do mais, seria de todo conveniente, que a Chanceler Alemã não sugerisse o exemplo alemão como exemplo a seguir.
Quanto mais não seja por uma questão de melindre...ou de exemplos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A crise vai acabar



Claro que também tenho o direito à adivinhação, era o que faltava que ele me fosse cerceado, logo a mim que sou tão dado às questões próprias da magia.
E mesmo que não fosse e a afirmação fosse sarcástica, não é o espectáculo diário que nos é dado: a projecção e ribalta de tanto adivinhador?
Anotai pois esta minha afirmação, adivinhação:
A crise vai acabar.
Quando os direitos dos trabalhadores forem completamente excomungados do texto constitucional e da legislação, quando despedir for mais fácil do que trocar de operadora de telemóvel, quando não existirem direitos sociais e estar desempregado passe a ser uma condição facilitadora da escravatura.
Quando a função pública se limitar à função repressora do estado e tudo o mais estiver entregue à lógica gananciosa do lucro.
Quando quem não tiver dinheiro para os cuidados de saúde morrer às portas dos hospitais e nas escolas só entrarem os filhos daqueles que tenham dinheiro para pagar as propinas, mesmo que burros…
Quando… e esse tempo não está assim tão distante.
Então acabará a crise.
O que sobra então?
Um perigoso e triste mundo de homens e mulheres alienados.
Não homens e não mulheres.
Gente, simplesmente.
E ricos, cada vez mais ricos, mais balofos e vazios.
Cada vez mais: NINGUÉM.

domingo, 6 de junho de 2010

Dose para cavalo



A preguiça já vai longa e apesar de ser domingo, aqui estou.
Não foi por acaso que criei um «rubrica» que denominei de «coisas leves» de domingo. Procurarei encaixar aí este pequeno texto.
Mas o que procuro acima de tudo é desintoxicar-me de selecção.
Por favor não me façam deixar de gostar de futebol, que até é um desporto bonito. Mas eu estou farto de vocês.
Joguem e ganhem, ou não… mas eu não quero saber por nada, dos vossos afazeres, gostos e depravações.
Tristes figuras a dos jornalistas… e eu que sonhei ser jornalista…que têm que fazer estes acompanhamentos, não sei se estes já apuraram, quantas das vedetas ressonam e quantos salpicam a tampa da sanita quando fazem xixi, mas vão apurar certamente.
Por ser um texto «leve» e porque também nele o futebol é dominante, abstenho-me de me pronunciar sobre a última reacionarice do novel coelho.
Se quer despedimento sem justa causa, pois que o haja por antecipação e que ele seja o primeiro objecto de tal media.
Vou para a minha mini com tremoços.
Porque hoje é domingo.
A sugestão gastronómica?
Migas de tomate com qualquer coisa.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tragédia e efemérides



Até quando esta impunidade? Até quando?
Como é possível um bando de terroristas a mando de um estado, atacar em pleno mar e em águas internacionais um navio e matar indiscriminadamente os seus tripulantes?
Já nada basta a estes sanguinários?
E por aqui, por estas bandas de cá deste mar nostrun os nossos governos dizem que condenam e coisa e tal, chamam embaixadores, pedem mais provas (os corpos das vitimas?)
È música a que os criminosos estão habituados,
Não podemos lavar as mãos de um problema criado por nós.
Quem inventou a terra prometida na terra palestiniana de sempre?
Temos pelo menos o direito de exigir a estes facínoras que lavem a boca antes de nos virem dizer que lamentam , mas que foi necessário.
O que é necessário é pôr fim ao bloqueio a Gaza, aos colonatos e à ocupação de uma pátria que não é sua.
É uma tragédia que ensombra as efemérides deste 1 de Junho que gostaria de comemorar convosco;
A primeira, é do foro pessoal, mas como considero ter constituído também um acto libertador, partilho assim, a alegria do meu terceiro aniversário sem tabaco,.
Comemoramos também, mesmo que as crianças da casa só já o sejam aos nossos olhos - mas existem todos os outros milhões de crianças em todo o mundo - o Dia da Criança,
Por último e anotem esta efeméride:1 de Junho de 2010 é o 1.º dia sem Constâncio. Foram 10 longos anos! O homem foi embora e vai mudar de ares depois de 10 anos da sua lengalenga: aumentar os impostos, diminuir os salários, aumentar os impostos, diminuir o salários, aumentar os impostos, diminuir os salários…
Raios partam o homem que não só não sabia dizer mais nada como nunca lhe deu para inverter as coisas.
Dir-me-ão não mudou nada. Eu sei.
Mas já não havia pachorra.
Eu sei que vai continuar com a mesma lengalenga, mas está um pouco mais longe.
Livra.