domingo, 23 de maio de 2010
Coisas leves
Para desintoxicar e porque gosto.
Vou experimentar aos fins de semana, uma abordagem um pouco mais «leve».
Daí que talvez escreva sobre gastronomia ou essa coisa que em mim consiste em misturar produtos na perspectiva de apaladar um produto final.
E para misturar produtos, nada como abordar primeiro os próprios produtos.
Os supermercados facilitam essa tarefa. Quase sempre estão descritos, indicam as proveniências, e ultimamente até o meio e forma de criação - no caso dos peixes, se de captura ou de aquacultura.
Para a sua escolha tenho um padrão muito subordinado a um leque que muitos designam por dieta mediterrânica, mas não cristalizo aí os gostos e prefiro, sempre que a preferência é possível, que sejam resultado de criação «artesanal».
Só quem já provou um frango do campo pode compreender as diferenças com os frangos de supermercado. Na cor, na textura e acima de tudo no sabor.
E agrião dos ribeiros, quantos conhecem a diferença para com os molhos supermercadizados?
E as beldroegas? E os espargos? as túberas? E os cagarrinhos ou cardos? O achigã ou a boga e a carpa como esta se come na Jerumenha?
Uso muito e profusamente as chamadas ervas aromáticas. Coentros, poejo, salsa, hortelã e hortelã da ribeira.
Já experimentaram temperar uma salada de tomate com uma boa mão cheia de orégãos?
Experimentem por estes dias os que são de cá, e os outros que não sendo, se por cá passarem e se o tempo estiver quente - o que é bem previsível - um refrescante gaspacho acompanhado com uns jaquizinhos fritos : nada mais que água fria que se tempera com azeite, alho pisado, vinagre e sal à qual se acrescenta cebola (nova) picada, pepino cortado miudamente em cubos, tomate (de salada) de igual forma, umas rodelas de linguiça ou pedacinhos de presunto gordo e sopas de pão ..ah e acompanha-se a sopa assim obtida com os jaquizinhos fritos.
É saboroso, refrescante e muito económico.
Nos dias que correm, com o Governo a ir-nos ao bolso, pode ser uma boa solução
Bom apetite.
Coisas de domingo…
0 comentários:
Enviar um comentário