segunda-feira, 11 de abril de 2016

Silêncios

Silêncios

E tantas vozes…

Nomes
Saiu de cena, recentemente e pela porta pequena, um personagem que marcou – negativamente – a história recente do país.
As marcas que deixou ficam gravadas a betão e perpetuam o nome de amigos e colaboradores próximos enlameados nas mais diversas lamas.
É uma perda de tempo lembrá-lo.
Se este apontamento aqui trago é para falar de nomes e no caso das pessoas, só os uso em relação àquelas que fazem por merecer essa condição.
Nunca usei nome para me referir á personagem.
E não tenho a menor intenção de o fazer em relação ao substituto, até porque ele próprio não deve gostar muito do seu próprio nome, já que faz questão de usar sempre cognome.
Chamar-lhe-ei, já que recuso o uso do cognome, afilhado.
E tal designação ocorre em contexto bem português e com significado preciso: «aquele que é apadrinhado por alguém».
Nada mais.
Pois o afilhado, frenético, na ânsia de ganhar agora, o que o eleitorado não lhe deu, todos os dias aparece a falar de qualquer coisa. Mas é mesmo de qualquer coisa, porque das coisas sobre as quais deveria falar, fecha-se em copas.
Nada diz sobre a grosseira e malcriada intromissão do homem das dragagens e da reprografia (onde imprime as notas) nos assuntos internos de exclusiva soberania nacional.
Nada diz sobre as criminosas fugas aos impostos de que se tem somente pequena perceção neste levantar de véu através dos papéis do panamá.
É traço do seu frenesim Julgar que foi eleito para governar.
O convite ao homem das dragagens se outra coisa não configura (submissão) configura pelo menos uma perceção confusa sobre o Conselho de Estado. Trata-se de um Conselho de Estado ou de um Conselho de Chefe de Estado?

0 comentários:

Enviar um comentário