segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Eles andam aí…

Sim.

Cada vez mais perigosos…e descarados.

Quem por aqui passa, sabe que por mais que uma vez, se chamou a atenção para o facto de estar em marcha um processo de perda continuada dos valores democráticos e consequentemente, em construção, um sistema ditatorial.

Nessas chamadas de atenção referimos que os contornos dessa ditadura não seriam observáveis à luz da comparação com as práticas conhecidas e associadas à ditadura do nosso passado recente.

Não precisarão de chicote, prisões, torturas, denuncias.

Citámos Boaventura Sousa Santos e falámos daquilo que este define como fascismo social.

PSD e CDS coligados no governo estão profundamente empenhados nesse processo. Os ataques quase frenéticos que vêm fazendo à Constituição, os desafios e afrontas diários e o eco de que precisam fazer reunir (declarações de António Barreto, por exemplo) são a clara expressão dessa vontade.

A Constituição é só um dos últimos obstáculos que têm de ultrapassar…

Maioria já têm, governo já têm, presidente já têm, comunicação social amestrada já têm e os magnatas das finanças já têm tudo isto.

E nós, cada vez menos direitos…

E eles até nos podem manter o direito de expressão…desde que nos expressemos dentro das ordens estabelecidas… nada de perturbação da ordem pública!

E esta, pode ser a ideia aqui desabafada, mas o que é um facto é que ela começa a ser partilhada por muitos.

Exclusivamente por razões associadas ao espectro ideológico de partida, refiro as tomadas de posição recentes de Jorge Miranda e Freitas do Amaral. O primeiro considerou impróprios de um estado de direito os ataques dirigidos à Constituição e ao Tribunal Constitucional e o segundo alertou que, a continuarmos assim, qualquer dia estamos em ditadura.

Atentemos…

D´o Jardim de Diana

0 comentários:

Enviar um comentário