terça-feira, 20 de outubro de 2015

A culpa

Por vezes julguei e julgo mesmo ter escrito, que a «culpa» residia na economia (ciência).
Juízo precipitado, embora me pareça que ela tem culpa. E tem culpa, quando aceita que no seu seio e em seu nome alguns a transformem em «fé».

Também formulei tal juízo por força da «saturação» resultante das tiradas de uma panóplia de economistas encartados, que são de um só gosto e que servem de pau de bandeira a recostados «fazedores de opinião».
São os acólitos dos gurus das inevitabilidades. É assim, porque tem de ser assim, porque os outros não aceitariam que assim não fosse.
Mas não são, nem podem ser cientistas.
A Economia, essa é Ciência.

A agência Lusa noticia (20.10 às 09:00 h): “Juros da dívida de Portugal a descerem a dois, cinco e dez anos” …”cerca das 08:35 em Lisboa, os juros da dívida portuguesa estavam a recuar para 2,376, contra 2,378 na segunda-feira e depois de terem subido até aos 3,253 a 15 de junho…”.
Neste mesmo dia (25 minutos depois) o Económico ditava: “ Mercado duvida que novo Governo resista um ano...”, “…juros da dívida portuguesa divergem do alívio dos principais pares…”

No mesmo dia, mas com 25 minutos de diferença.

No Económico articula-se ainda (com base numa opinião de um mercador irlandês) que essa opinião do mercado é válida, seja qual for a solução de Governo que os portugueses (?) venham a encontrar.
Considerando que 25 minutos separam dois factos diferentes entre si e referentes à mesma coisa, é legítimo que se possa concluir que, nesse espaço de tempo, os mercadores ficaram «nervosos» após terem tomado conhecimento das comunicações ao país, de Paulo Portas e Maria Luis, organizadas pelas televisões.

É legítimo não é? Ou é tão legítimo como o seu contrário, não é?

Ainda a propósito dos «nervosismos» do Mercado. Porque é que estavam tão nervosos a 15 de junho (juros a 3,253%)?
Algum escaldão numa praia situada num município de gestão CDU?
Porque estavam com medo do que iria acontecer em Outubro?

Alguma razão plausível se vai encontrar.

É só encomendar…

0 comentários:

Enviar um comentário