segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Surpresas


Se há coisas pelas quais as eleições presidenciais de ontem podem ficar marcadas, não será pela existência de grandes surpresas.

Algumas, houve, no entanto.

A eleição de Marcelo à primeira volta não é surpresa.
Os resultados de Maria de Belém, não são surpresa.

Meia surpresa podem ser os resultados de Marisa (apesar dos quase 100 mil votos a menos face ao resultado obtido em Outubro de 2015 pelo Bloco) e surpresa inteira e grande a baixa votação de Edgar Silva.

Confesso que esperava que Edgar Silva, até como resultado da sua postura de certa forma nova e não encaixável no padrão dominante no PCP, tivesse uma votação que não se desviasse muito da votação que considerava consolidada e esta situa-se próxima dos 400 000 votos.

Mas não, Edgar Silva teve menos de metade dessa votação.

Sou de opinião, que as razões para tal devem ser procuradas, não tanto no candidato (mas também) mas principalmente no Partido que o propôs.
O candidato foi um bom candidato (os resultados obtidos na Madeira assim o atestam) e a sua candidatura uma decisão acertada do PCP.
Então o que não correu bem?
Essa é uma discussão a travar noutro espaço.

A análise dos resultados,  evidencia-nos que os resultados para eleições presidenciais são quase sempre inferiores aos resultados para outras eleições que ocorrem no mesmo período ou em períodos próximos:

A exceção ocorre em 2006, em que a candidatura de Jerónimo de Sousa obtém mais votos que os obtidos pela CDU nas legislativas de 2005.

Francisco Lopes em 2011 só obtém 68,1 % dos votos (-140 931) que a CDU obtém nas legislativas do mesmo ano.

António Abreu em 2001 só obtém 58,6% dos votos (-156669) que a CDU obtém nas legislativas seguintes, em 2002.

E agora Edgar Silva, obtém 41% dos votos (-263074) dos obtidos pela CDU em outubro passado.

É uma diferença muito grande que não pode ser explicada pela tendência.
Existirão outras razões.

Nota: Afirmei aqui que estava convicto que iria haver uma 2ª volta. Enganei-me. Por pouco, mas enganei-me. A saqueta funcionou. Misturou-se água e escolheu-se um presidente.

0 comentários:

Enviar um comentário