segunda-feira, 25 de setembro de 2017

CASSETES
Sempre do mesmo

Julgo saber que, pelo menos em tempos idos (não muito idos) se lecionava retórica nos cursos de direito.

Todos somos testemunhas dos excelentes resultados obtidos com tal formação por alguns. Para exemplificar, lembramos-nos logo do super ministro das decisões irrevogáveis.

O homem era (ainda será certamente) um verdadeiro artista nas entoações, nos ênfases. Com ele, os discursos ganhavam contornos de eloquência, de limpidez. De tal forma que todos acreditámos que a decisão irrevogável era garantidamente irrevogável.

Confronto-me agora com a dúvida se não será lecionada nos cursos de comunicação social uma cadeira sobre a arte da omissão.

A dúvida ressalta (pela enésima vez e pelas enésimas razões) sobre uma análise (para os que saibam a fronteira entre análise jornalística e informação, apelo a eventual correção) publicada na edição impressa do Público de hoje.

O tema: eleições na Alemanha.

Para além de em determinada passagem (que cito em seguida) ter ficado demonstrado que demografia não é garantidamente matéria lecionada nos cursos de comunicação social (ou então a jornalista em questão teve dificuldades de perceção). Veja-se o que escreve: Houve também um choque, a entrada forte no Parlamento da Alternativa para a Alemanha (AfD), que capitalizou com medos e descontentamentos vários, sobretudo com a entrada no país de mais de 800 milhões de refugiados, fl irtando com polémicas e retórica de extrema-direita — chegou a 13,3% dos votos”[1]

Ficámos a saber que o Die Linke, (5.º partido mais votado), foi pura e simplesmente omitido (rasurado) quer do articulado, quer mesmo da infografia que ILUSTRA o texto.

Na análise de outra analista ficámos a saber que esta nada aprendeu com a derrocada dos arcos governativos em Portugal, pois por sua douta sentença exclui o Die Linke do espaço governativo.

Omite a articulista que o Die Linke que ela afasta, obtém 18,8% no Estado de Berlim sendo a 2ª força atrás da CDU (tendo esta pouco mais de 20%); 17,2% em Brandenburgo (3.º lugar) e 17,8% na Pomerania Ocidental (3.º lugar) e que participa nos governos dos estados de Berlim; Brandenburgo e Turingia[2].

Omite que o Die Linke que ela nem sequer refere, subiu de 8,2% e 64 deputados (em 2013), para 9,2% e 69 deputados (em 2017).

Uma simples sequência de omissões das muitas omissões emitidas (com arte, diga-se).
Que nada mais são que expressão de vontades próprias.



[1] Público, 25.09.17 Pg (s) 2 e 3
[2] Com a valiosa contribuição da Wikipédia. 

0 comentários:

Enviar um comentário