quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Geografias
Hoje deixámos de ser europeus

A Europa pode ser um continente (será?) pequeno, mas é grande em significações.

Conforme a data, ele (o continente) pode variar no conjunto de países que o compõem (uns, integrá-lo-ão antes de 1989 (muro de Berlim), outros após essa data).

A Turquia, será europeia, consoante os ventos de levante.

A Rússia (parte dela) depende, os Urais são muito inconstantes na sua localização (esperemos que não).

As posições políticas dominantes sempre definiram a composição e esta, como sabemos, variou muito nos últimos anos por força do «desaparecimento» (é assim que é usual ouvirmos) da europa do leste.

E eis que de novo regressam à Europa, países que antes não tinham esse estatuto.

Resolvida a questão do «leste», com muita frequência ouvimos falar da europa como o conjunto de países integrantes da U.E.

O Bréxit vem mexer de novo nas fronteiras. O Reino Unido deixará em breve de ser europa…
E hoje, o homem com nome de esquentador, apresentou ao mundo uma nova configuração conforme noticia que se pode consultar através do link seguinte:http://www.jn.pt/mundo/interior/juncker-esquece-se-de-portugaleuropa-vai-da-espanha-a-bulgaria-8767425.html.

Eu, geoconservador me confesso, continuo a considerar como Europa o que no link seguinte nos é apresentado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa   


Constituída pelos países constantes da lista que a Wikipédia nos apresenta: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Estados_soberanos_e_territ%C3%B3rios_dependentes_da_Europa

0 comentários:

Enviar um comentário