quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Adivinhação

 

Se  a incontornáveis figuras, mais a propósito figurões, da nossa  pobre e triste intelectualidade, é desculpável o recurso à adivinhação e se com o mais completo despropósito se põem estes a adivinhar que é possível que nos próximos 30, 50 ou 100 anos  Portugal não exista enquanto unidade política, então a mim, mero escrevinhador de linhas, mais desculpável será tal exercício.
E assim, de costas quentes, eis me a adivinhar.
Já tinha ficado desconfiado com a convocatória para a reunião do Conselho de Estado. Mais desconfiado fiquei com algumas declarações  posteriores de SE o PR e agora não só estou desconfiado como estou  abespinhado  ou como será mais adaptável, em pulgas: o que preparam estes senhores?
Refiro-me aos cortes nos subsídios dos funcionários públicos anunciados no  OE (Orçamento de Escândalo). Todas as objecções políticas, económicas, sociais já haviam sido apresentadas, mas agora SE o PR pronunciou-se e disse que tal corte se constituía como uma violação do principio básico da equidade fiscal.
SE o PR, não é um qualquer. Se está convicto da violação não se lhe espera outra coisa que não seja que intervenha para eliminar essa violação de princípios básicos  e é com base nesse pressuposto que entro no reino da adivinhação:

  • SE o PR insiste na denúncia da violação deste principio básico e ganha para este campo a posição do Conselho de Estado;
  • Perante tão consistente objecção o Governo entende proceder a alterações do que propõe e alarga a todos os trabalhadores por conta de outrem o  criminoso corte que só pretendia aplicar à função pública.
  • Obtém desta forma (assim planeia) forte contestação (não contra as suas medidas, mas contra os funcionários públicos - essa casta de privilegiados…).

No meio da poeira assim criada, cria as condições para desferir o golpe de morte nos direitos constitucionais de proteção do emprego dos funcionários públicos, o que verdadeiramente prossegue (100 mil que o gago quer despedir, não é?),  e ainda por cima consegue para tal desiderato apoio popular ou no mínimo forte fragmentação da contestação socia.l .

E faz mais uns cobres, que dão sempre jeito (aos esbanjadores do dinheiro dos outros)

Espero que as contas lhes saiam furadas…
Também foi uma simples adivinhação, não é verdade?….

0 comentários:

Enviar um comentário