segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Por mim, se puder, vou a todas

Reflexões (breves) em torno do conceito de unidade


Perante uma ofensiva tão brutal, como a que está em curso sob batuta da direita no Governo e empurrada pela direita na Europa, seria expectável que aqueles que são as vítimas e são muitos, cerrassem fileiras e deixassem para depois as naturais divergências.


A guerra aos trabalhadores, com principal intensidade contra os funcionários públicos, aos pensionistas e a todos os jovens que não sejam filhos de papás, só pode ter o aplauso daqueles que se preparam para com ela, como seu resultado,  encher ainda mais os bolsos, aos seus acólitos e cães de fila que se contentam com sobras e a uma massa disforme de tolos que aplaudem a ida do chicote sem conseguirem perceber que na vinda vão levar com ele.
E se assim é, interrogo-me sobre a intensidade com que alguns sectores dos que estão do lado certo da barricada e na luta, colocam nas divergências que sempre partilharam.
E interrogo-me sobre o conceito de unidade.
Para além da sua aplicação na matemática, na física e em outras ciências, concentro-me em duas das suas definições que mais se enquadram na abordagem social, uma:

  • Que define unidade como caracter do que é uno, do que forma um todo orgânico,  e outra:
  • Que a define como a conformidade de sentimentos, de opiniões, de objectivos a alcançar.

Temo que parte importante no campo dos lutadores esteja subordinada à primeira em detrimento da segunda e que isso seja a expressão de uma perigosa deriva sectária que parece em curso.

Por mim, opto pelo conceito que encarna a conformidade.

Tenho consciência plena de que a luta é dura, prolongada, que exige persistência, firmeza de princípios e ideológicos e que tal não se compagina com uns ou outros rasgos repentistas  e mais ou menos mediáticos, no entanto, não estou com disposição para perguntar ao meu companheiro que chegou agora à trincheira se está para ficar ou se só está de passagem e com muito menos disposição estou, para o deixar lá sozinho enquanto discuto princípios, na caserna.

Se ali estamos, lutemos, que a luta é dura.
Por mim, se puder, vou a todas.

A todas as lutas que tenham como objectivo derrotar esta asquerosa política de direita.

0 comentários:

Enviar um comentário