quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dicionário Eleitoral


(Entrada aleatória)

A

Arco

Associa-se sempre, quando se fala em arco da governação, o arco, ao elemento construtivo suportado sobre aduelas.
Poderíamos também associa-lo a arco de flechas, ou mesmo a bestas e assim fazer analogias, as mais variadas, com a prática de tiro.
Para este dicionário eleitoral importa esclarecer o que se designa por arco da governação e para o fazer terei necessariamente que recorrer às ditas …analogias.
Por exemplo se o entendermos na perspetiva do construído, vamos considerar o arco em duas partes distintas. A primeira corresponde à «volta» ou semicírculo e a segunda às aduelas.
Assim, no nosso arco governativo atual a «volta» corresponderá á união de facto entre CDS e PPD e as aduelas uma é o PS e a outra será o PR.
E assim se tem mantido. De pé.
Acontecem por vezes pequenos abalos sísmicos de que resultam pequenas alterações de posição (aduelas que passam para o lado da «volta» e desta para aduelas), mas o arco mantém no geral a mesma configuração e tem resistido aos anos.
E por baixo passam e penam sempres os mesmos.
Digamos que se está perante uma certa coerência construtiva.
Nos dias que correm e em que se anunciam eventuais alterações de posição na estrutura do arco, os que o compõem, têm assustado os que estão sob ele, com o perigo que corre a sua sustentabilidade e clamam que calamidades indiscritíveis cairiam sobre eles, se eles ousassem mexer no arco.
Eu por mim, derrubava o arco e fazia em seu lugar uma ampla avenida onde todos passassem em liberdade. Sem medos.

0 comentários:

Enviar um comentário