quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ÉVORA




Uma cidade de excelência
Ou armados ao pingarelho.

Évora está a tornar-se uma cidade deprimida e preocupantemente deprimente.
No entanto, foi-nos apresentada como uma cidade de excelência. Solidária; Inteligente; Educadora; Inclusiva; Amiga do Ambiente e não sei mais quantos adjectivos. Cidade dos clusters e de milhares de empregos a que se somavam não sei quantos centros comerciais…
E infelizmente não temos empregos, não temos centros comerciais, não temos cinemas, não temos gente no Centro Histórico, não temos vida cultural.
Mas temos, no fim do fim-de-semana ou de um feriado, filas contínuas de carros vindos de Lisboa ou de Badajoz. Gente que logo que pode sai de Évora, porque a cidade deprime.
Andaram armados ao pingarelho e diga-se em abono da verdade que não se deram mal com a caçada, e agora é desolador verificar a sua incapacidade e as patéticas fugas para a frente.
Há quem diga que esperam só um ou dois pretextos da tal coligação que designaram por negativa, para saltarem de novo, armados das suas armadilhas, bradando aos sete ventos que a coisa está preta, sim senhor, mas que eles, coitadinhos, não têm a culpa.
Será que caçam de novo?
Dirão os cativos: temos a Arena de Évora e temos…
Sim, completemos e temos: touradas, forcados e marialvas, fados, faduchos e vozes do brasil e salas vazias e tabuleiros da Praça esmagados por camiões grua em vã tentativa para montagem de sino «gigante» e tendas em todas as praças – 1.º de Maio; Giraldo e dentro de dias, disseram-nos, na Joaquim António de Aguiar e porque não também na do Sertório?
Mas vamos ter….trum….trum…trum… (a onomatopeia pode estar mal usada, mas pretendia-se imitar o rufar de um tambor) pela 1ª vez em Évora, uma magnífica, uma esplendorosa Pista de Gelo.
Vamos então todos patinar…
(para uma melhor percepção do texto ajuda conhecer o significado de “pingarelho”)

0 comentários:

Enviar um comentário