quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mulheres




Hoje vou escrever no feminino.
Hoje em que nos dizem que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
E também o dia em que um homem que alimenta a guerra receberá o Nobel da Paz.
Poderia também ser o Dia Internacional da Hipocrisia.
Por razões muito diferentes entre si, as mulheres têm lugar de destaque na imprensa de hoje. Tão diferentes que a umas me apetece tratá-las deferentemente.
É o caso de Aminatu Haidar em luta pelo direito ao regresso à sua casa Saraui. Esta activista pelo direito à auto determinação do povo do Sara Ocidental está a cumprir hoje, o seu 25.º dia de greve de fome. Conta com a solidariedade de muitos e com a hipocrisia de mais.
Em Portugal a AR aprovou um voto de solidariedade com os votos do PCP e BE e a abstenção de todos os outros.
Esse voto já originou aliás uma reprimenda do Real Reino de Marrocos.
Também hoje - Dia Internacional dos Direitos Humanos, friso - tomámos conhecimento da 28.ª vítima mortal de violência doméstica em Portugal - uma mulher de 40 anos. Segundo a PSP a vítima apresentou durante o corrente ano sucessivas queixas por maus tratos - nada puderam fazer porque não houve flagrante delito. Agora aconteceu o delito flagrante.
Soubemos também que as pensões de alimentos por pagar dispararam (que verbo mais a despropósito) este ano e complementa-nos o Público esta informação com o relato de mulheres que se assumem como tal e não viram costas.
E é neste contexto que tomamos também conhecimento que uma fulana, saltarilha política com saltos entre PS, PSD e CDS, ar enfastiador de tia de cascais, deputada agora não sei por quem, malcriada e muito, deu ontem triste e deplorável espectáculo no nosso Parlamento.
Deste calibre, estou em condições de apresentar uma série de sugestões de nomes para futuros candidatos a deputados.
Há por aí uns ambientes em que rápidamente se fazem recrutamentos do género. Parece no entanto é que tal oferta deve ser dirigida a PS; PSD e CDS, dada a experiência de acolhimento.
Para a tia saltitona de cascais vai o meu desprezo.
Para todas as Mulheres dignas do M e no caso para Aminatu Haidar vai a minha solidariedade.

0 comentários:

Enviar um comentário