domingo, 27 de dezembro de 2009

TENDAS




Agora, que estamos de volta ao mundo real, dei por mim, também de novo, a pensar a nossa cidade.
E discorrendo, conclui (da mesma forma apressada com que vemos quase todos a concluir) que, aqui onde tudo só tem valor histórico e patrimonial se levar uma datação e classificação romana (qualquer pontezeca com 200 anos é romana) há mais influência cultural árabe do que aquela que muitos querem admitir.
Tal discorrencia vem a propósito das tendas montadas na cidade nesta época natalícia.
Para patinagem, artesanato, circo, solidariedadesinhas ou caridadezinhas não se vislumbram hoje as diferenças e para outros fins.
E neste, os outros fins, inclui-se uma tenda para lançar uma fábrica e garantir os votos para a reeleição e uma outra tenda para ver passar os comboios.
Convenhamos que o futuro de Évora está nas tendas. Ou nas calendas…
Poucas praças da cidade lhe escaparam.
Só não tivemos tenda para o complexo desportivo (sim, havemos de ter um, um complexo desportivo) mas temos cerca (tem piada…também construída dias antes das eleições autárquicas), uma cerca toda catita, em chapa ondulada, muito bonita.
Aguardamos pela tenda da Acrópole onde serão expostas as lajes graníticas que alisarão a colina.
Sim porque somos uma cidade de planície, nada de colinas. E esta (a tenda) será montada de forma a tapar as vistas do miradouro do Jardim Diana não vá daqui avistar-se a cidade que se desmorona
Vamos voltar à tenda…

0 comentários:

Enviar um comentário