segunda-feira, 11 de abril de 2011

Há muito, muito tempo...

Nem sempre assim foi, mas de uns tempos a esta parte, as segundas-feiras passaram a ser, dias de readaptação difícil.
Com o normal andar do relógio, os sintomas vão atenuando.
Mas enquanto dura, tem os efeitos de uma ressaca.
E foi durante esse período que dei por mim a recuar no tempo. A reviver momentos e a desatar memórias de um tempo distante, muito distante.
Portugal preparava-se para escolher o seu Presidente da República.
Estávamos então em Janeiro de 2011.
O candidato presidente virou presidente sem que antes nos tivesse pregado um susto, um grande susto. Ameaçou ele: «se houver uma 2ª volta» é a desgraça que se abate sobre o país, os mercados ficarão nervosos, as taxas de juro (usura) subirão e o resgate da dívida pública tornar-se-á inevitável.
O povo ouviu o professoral conselho e respeitou-o.
E como sabemos, decorrido este longo, longo tempo…
Nessas eleições havia também um candidato que se irritava quando o acusavam de ser conivente com a política do governo. Que não senhor, que ele estava lá sentado mas até votava distraído, que a ele ninguém o calava e que ele era a esquerda em pessoa.
Passado este longo, longo tempo, no comício congresso onde foi vedeta (como gosta) este candidato, vai para onde sempre esteve.
Havia um outro candidato. Homem integro como nenhum outro à face da terra, altruísta e com um grande valor intrínseco: era um homem sem partido e fora da “miserável” partidocracia .
Passado este longo, longo tempo, este candidato é candidato de um partido, para fazer parte da partidocracia e apresentado como trunfo pelo PSD.

Pelo menos as minhas ressacas só dão para embirrar com as segundas feiras. Um destes dias posso explicar o que julgo serem as causas.
Mas há para quem, as mesmas parecem dar para embirrar com o carácter e com a coerência (para referir só estes dois valores).

Pois há muito, muito tempo que este e outros homens semelhantes nos vêm cantando cantigas de embalar .

Mas também há muito, muito tempo (desdo que tenho consciência de mim) que conheço outros.
Outros Homens e Mulheres.

Íntegros.

0 comentários:

Enviar um comentário