sexta-feira, 6 de maio de 2011

TROIKAS

Uma troika nacional, a que uns chamam «eixo da governação»» e que tem de facto estado nos governos nos últimos trinta anos, prepara-se agora, de novo, para se apresentar aos Portugueses como solução e ainda por cima como solução «patriótica» - o país precisa da «aliança de todos» clamam empresários, presidentes (actuais e ex), cardeais, doutores de tudo e vassalos de sempre.
Esta troika - que designei de nacional só por força do local de registo da patente - é constituída (formalmente) pelo PS, PSD e CDS e informalmente por todos os que se sentem confortáveis e bem retribuídos em resultado das políticas e acções que ela desenvolve.
São os responsáveis e apresentam-se como solução.

Uma outra troika, internacional, assentou por aqui praça e munidos da autoridade que lhes advém do facto de serem os «patrões»» da outra troika - a de patente nacional - determinam das nossas vidas, como não determinam sobre as suas vidas privadas. Vende-se isto, privatiza-se aquilo, aumentam-se os impostos, cortam-se os salários e as pensões, banalizam-se os despedimentos, determinam o valor do empréstimo, o valor das taxas de juro, o prazo de pagamento e os destinatários do dinheiro assim emprestado - ou seja, regressa à barriga dos mesmos.

E perante estas, uma outra se forma. E com a formação desta, assegura-se a perpetuação do domínio das outras. E nesta troika associam-se o medo, a alienação e a impotência.
As vítimas preparam-se para ajoelhar.
Uns, deixam-se levar pela candura de ex qualquer coisas que candidamente imploram «agora não é tempo de apurar responsabilidades» e por outros ex qualquer coisas - trânsfugas de toda a espécie que cresceram nos partidos e que agora mordem nas mãos dos que os empurraram para onde estão e que em suma só pretendem: deixem-se ficar quietinhos, porque senão é pior…
E a vítima nem se interroga: porque carga de águas é levado a aceitar como menos mau o que só é a continuação de todo o mal que lhe têm feito.
E prepara-se para juntar o seu voto ao voto do seu carrasco.
E provavelmente virá para a rua dar vivas à morte dos seus direitos.

E há ainda uma outra troika. Formada pelos que nunca aceitaram, sempre denunciaram e que fazem da luta o caminho possível para a mudança.
Que amam o país, a liberdade e a dignidade.
Que não ajoelharam, não ajoelham e não ajoelharão.

Que troika vencerá a 5 de Junho?

0 comentários:

Enviar um comentário