segunda-feira, 16 de maio de 2011

VOTO ÚTIL

Não sei se teria algum sucesso comercial mas sinto cada vez mais a necessidade de um dicionário de eleitoralês.
Não que não se conheça o significado dos termos. O que não se conhece é o significado que assumem em determinados contextos e vindos de determinadas personagens.
Por exemplo: Voto Útil.
Uns, usam-no com uma desfaçatez com tudo de ridículo. Segundo eles, o voto útil, é aquele voto que não só vai sancionar tudo o que de mau foi feito até agora, como ainda vai dar novo mandato e alento aos que o fizeram.
É muito usado pelo PS (e compinchas afim, onde se incluem peças de trens diversos) acompanhado com o uso dos sacro argumentos de governabilidade e estabilidade a que acrescem (sem ruborescer) a salvaguarda de uma política social que salvaguarde os mais desfavorecidos das gulas do capital.
A utilidade é a mesma.
É também usado pelo PSD. Que entende que o voto útil é em si, porque são os verdadeiros e mais dignos representantes da política actual. Servirão melhor as troikas de cá e de lá. Não apresentam nada de novo ou diferente - prometem mais do mesmo e da mesma forma - mas apresentam-nos numa nova embalagem.
A utilidade é a mesma.
É também usado pelo CDS. Outro dos falsos gémeos, sendo que aqui a «lamúria» é ainda mais pungente. Todos os desgraçados deste país tem neste apóstolo a garantia da sua estóica defesa. Todos, desde que não sejam emigrantes, ciganos, negros, vermelhos, amarelos, desempregados, trabalhadores conscientes, sindicalizados, ateus. Ou seja, se obedientes, crentes e beatos, aos domingos haverá esmolazinha.
A utilidade é a mesma.
E há ainda quem pareça vir brincar. Com vassouras e outros instrumentos.
A utilidade é a mesma.
E quem, como quem não quer a coisa, vá dizendo: «com políticos deste calibre o melhor é não votar ou votar em branco».
A utilidade ´a mesma.
Qualquer uma destas expressões de voto útil, traduz-se, se oriunda de quem trabalha e de quem é vítima da política actual, num voto útil para os carrascos.
O voto é útil sim e muito.
Usado em consciência e como expressão da livre vontade de cada um.
Não há nele outra utilidade.

0 comentários:

Enviar um comentário