quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O nome das Coisas



“Com o devido respeito pela memória e pela obra de Sophia de Mello Breyner Andresen” – porque este título é título de uma obra sua.



Atribuir um nome a uma coisa pressupõe um conhecimento, mesmo que mínimo, sobre essa coisa. Não se dá nome à coisa se não há coisa ou, havendo, dela não tomámos ainda conhecimento.
Não sei se por força do meu marcante ateísmo (ou agnosticismo) – esta é outra discussão – dar um nome à coisa é baptizar. Calma – não comecem já – bem sei que este é um termo caro à Igreja Católica – uso-o portanto sobre empréstimo e com o sentido lato que lhe dou: acto solene de atribuição de nome à coisa.
Assim sendo, concluo que quem deu o nome – baptizou – a agora muito em voga “operação face oculta” sabia minimamente algo sobre a coisa, sabia que a coisa existia e que essa coisa teria uma face oculta. Será que saberia até mesmo, permitam-se a pequena especulação, a quem pertence a verdadeira face oculta?
A questão é saber, se nós chegaremos a saber um dia de quem é a face ou se só ficaremos a conhecer as faces dos farsantes (secundários).
À justiça o que é da justiça, não é?!.
Ainda sobre a atribuição de nomes, divulga a imprensa espanhola, revelações interessantes sobre o trio de ataque que se engalinhou nas Lajes para anunciar a matança no Iraque, sendo que uma delas se prende exactamente com o nome (e a escolha condizente do local) a atribuir à cimeira. Parece que Aznar se opôs a que a mesma fosse nas Bermudas porque o nome sugeria peças de roupa…
O nome tem que encaixar na coisa.
Lajes não sugere roupa. Pode é ter passado a sugerir mentira colossal e despudorada.

0 comentários:

Enviar um comentário